Palestra da AMRAD Por: CT1XI

 
  CICLOS DE CONFERÊNCIAS DA AMRAD REALIZADOS EM PARCERIA COM O COMANDO GERAL DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA

Numa acção absolutamente histórica e inovadora em Portugal, o Comando Geral da GNR através do Centro de Formação de Especialistas das Transmissões da GNR, iniciaram em parceria com a AMRAD um ciclo de conferências sobre radiocomunicações terrestres e por satélite. Estas palestras incluíram as comunicações seguras, os sistemas criptofónicos analógicos e digitais, e ainda, o ultimo grito das comunicações por salto de frequência, compostas pelo novo rádio táctico GRC-525 de 1. 5 a 512 MHz desenvolvido em Portugal pela EID, S.A.

A AMRAD (o projecto educativo de ciência e tecnologia, obrigado a autonomizar-se da REP em 2001) e que é constituída por especialistas, por técnicos e engenheiros de rádio e telecomunicações, todos eles amadores da Rádio, prosseguem fielmente o seu principio da difusão das culturas tecnológicas e das ciências radioeléctricas em Portugal, executado a partir de modelos educativos simples, usando a Rádio e os muitos radioamadorismos como meios de divulgação e sensibilização educativa das ciências.

Por convite de sua excelência o senhor general Chefe de Estado Maior da GNR, a AMRAD correspondeu a uma iniciativa inédita e histórica, e que foi protagonizada pelos comandos da GNR, onde se visam elevar a sociedade do conhecimento em Portugal, como factores de desenvolvimento e bem estar social.
Assim a AMRAD teve ocasião de iniciar em parceria com o Centro de Formação de Especialistas das Transmissões do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana, acções de técnicas que tem por finalidade a transferência de experiências práticas sobre as radiocomunicações terrestres e por satélite, em conjunto com instruendos sargentos e praças, e os oficiais deste centro de formação da GNR.

Assim no passado dia 11 de Fevereiro, a AMRAD apresentou numa palestra técnica, as origens da Rádio no Cosmos e toda a diversidade dos meios técnicos para as radiocomunicações, incluindo os serviços de amador e satélite de amador, Esta apresentação de cerca de 3 horas, viria a culminar com uma visita ao Observatório Aeroespacial de Oeiras, onde os instuendos de todos o país, da classe de sargentos da GNR, tiveram ocasião de visitar e interagir com os diversos sistemas de comunicações por satélite ali instalados.

Responsáveis da autarquia de Oeiras, e coordenadores do Centro de Juventude Oeiras, receberam os oficiais e sargentos da GNR, tendo sido oferecida uma pequena lembrança do concelho de Oeiras aos visitantes.

Diversos colegas radioamadores, agentes da GNR, também tiveram ocasião de assistir e participar nesta apresentação, promovida pelo Comando Geral da GNR no quartel do Carmo em Lisboa em pa5rceria com a AMRAD.
 

 



Os artigos são da responsabilidade de quem os escreveu.

  Os restantes conteúdos de - © Radioamadores.net


 Página "Palestra da AMRAD" actualizada em: 29-02-2004
| Home Page |