Pcsat NO-44

Frequência: Uplink e Downlink(simplex) 145.827 AFSK via PCSAT1
Emite: a 1200 baud AX-25
Frequência auxiliar/Subida: 435.250 9600 baud via PCSAT-2(apagado normalmente)

Bob Bruninga, WB4APR, informa que o GPS de bordo esta suficientemente carregado para enviar dados o que converte o PCSAT no único satélite que informa da sua posição exacta e a mostra nos mapas de APRS.

No principio o PCSAT usava o alias APRSAT mas como ultimamente é comparado com  o sinal de packet da estação espacial foi retirado temporariamente o alias APRSAT e foi trocado por NOCALL (para ser compatível com a ISS), com ele, as estações moveis não terão que alterar a sua configuração em cada passagem do PCSAT ou da ISS, será igual para ambos.

Nota: Contudo isto já não se verifica pois a ISS passou recentemente a ter a designação de RS0ISS.

Conselho: se desconheces a finalidade deste satélite NÃO o uses !!!

Os usuários  devem entender que a saúde do PCsat depende de todos nós. O satélite tem um desenho sensível e não tem as protecções dos "grandes satélites". A missão deste satélite é a de actuar como um UI digipeater. NÃO HÁ RAZÃO NENHUMA para que um radioamador num dado momento tente uma CONEXÃO através do satélite ou para qualquer dos indicativos que aparecem no sinal do PCsat, é somente para pacotes de UI. Tentar conexões é uma TREMENDA PERDA DE TEMPO e, SOBRETUDO DE ENERGIA que o satélite necessitará para desenvolver o seu trabalho. Ajudarmos neste ponto é fundamental para que seja conhecido por todos, passa a palavra!

O PCsat alimenta-se de umas simples baterias de níquel cádmio de 12 AA como as de um portátil. Por isso é necessário usar a potência adequadamente. Quando o PCsat entra em modo de "saving"  se conectam os 2 receptores e 2 emissores e cada vez que o PCsat envia o seu sinal fá-lo com 12 W. Por ele há 3 coisas que devemos ter em conta:

1-A estação de seguimento e controle deve conectar com o satélite e apagar os receptores não necessários (se os principais estão operativos) e isolar os emissores se estão funcionando.

2-Os usuários devem eliminar qualquer carga para os emissores cessando a emissão  via PCsat ou algum dos seus indicativos.

3-Os usuários NUNCA devem tentar uma CONEXÃO nem  PARA nem VIA PCsat. Os reintentos e ACKS acabaram com o satélite e podem multiplicar por 5 a carga do satélite. Isso ocasionará que o satélite passe a MODO AHORRATIVO e  será todo um circulo cerrado.

Estamos tentando ensinar a usar o PCsat. É vital saber que as conexões típicas NÃO SÃO BOAS PARA O PCSAT. Este satélite NÃO se usa como a MIR, a ISS ou o AO40,  e quero compartilhar com os outros isto porque o PCsat é um SATÉLITE SENSÍVEL, para que o entendais bem: é  tão simples como o TNC que tens seguramente no shack para o rádio, a única diferença é que se algo vai mal não poderemos fixar isto..

Por isso ajudamos a que este experimento funcione USANDO o PCSAT SÓ seguindo as nossas recomendações, será a única forma de que perdure.

Bob Bruninga WB4APR

OUTROS DADOS A TER EM CONTA

O êxito dos nossos contactos dependerá da disciplina dos utilizadores, assim para que tudo funcione adequadamente, lê isto:

O PCSAT possui um serviço de localização mundial, status e mensagens destinado a estações que usem o satélite desde móvel e portátil. Rogamos no usar este satélite desde base, a não ser que seja para testes ou outras circunstancias.
O serviço do satélite dependerá dos níveis de potência que utilizes e os períodos de emissão.

O PCSAT é um sistema aberto de acordo com as regulamentações da ITU.
Para satisfazer a todos, o satélite funciona graças a um protocolo que será o que devemos usar em todo momento.

Podes usar o PCSAT se pensas reunir os seguintes pontos:

1)Mantêm-te informado do protocolo em uso através do próprio satélite, a pagina web ou os boletins enviados na frequência de downlink. Desde a activação , a 4 de Outubro de 2001, devemos enviar somente um pacote a cada 2 minutos.
O PCSAT está desenhado para suportar 1 pacote por minuto, mas não queremos força-lo todavia. Também, o próprio satélite enviará uma vez por minuto um texto anunciando a quantidade de moveis usando a sintaxe "OPS-Normal 2m rate...." etc... (Operação-Normal usuários 2 metros....)

2)Deves entender que a missão do PCSAT e o seu objectivo é SÓ obter a tua posição e status e/ou enviar mensagens uma ou talvez duas vezes... Qualquer outra função esquece-a.(por agora)

3)A frase típica para a subida é "VIA APRSAT". É igual que todos os repetidores de APRS terrestres, o PCSAT substitui o indicativo para indicarmos que foi recebido o pacote, voltando a enviar a terra como PCSAT-nn* Não respondas via PCSAT-nn* porque não funcionará no modo OPS-NORMAL.

4)Usa só os níveis de potência permitidos, as frequências e periodicidade de acordo com o teu tipo de licença:

TIPO DE ESTAÇÃO

POTÊNCIA

 BAUDS
SUBIDA
DURAÇÃO
DIGIPATH
DOWNLINK
Estação packet
50 W
1200
145.827
5 minutos
APRSAT
145.827

Estação Base APRS

50 W
9600
435.250
5 minutos
APRSAT
145.827
Estação Movél
50 W
9600
435.250
vários
APRSAT
145.827
WalkieTalkie
5 W
1200
145.827
vários
APRSAT
145.827

5)Utiliza os pacotes mais breves que possas. É preferível o protocolo Mic-E ou APRS comprimido (habitualmente 30 bytes aprox.)

6)Calcula previamente as passagens, em geral será tudo rotina exceptuando situações especiais (demonstrações, estações especiais etc...) Haverá usos prioritários para demonstrações importantes ou eventos de um só dia. Julga tu mesmo  e alerta a outros usuários se tens preferência ou prioridade. Pões os teus períodos e comentários de posição da seguinte maneira:

TIPO DE ESTAÇÃO
PRIORIDADE
(precedência)
PERÍODO
ICONO
(icon)
COMENTÁRIO
(Position Comment)
Móvel/portátil Emergência
Prioridade
Especial
Rotina
2 minutos
5 minutos
1 minuto
2 minutos
qualquer
qualquer
qualquer
qualquer
emergency
Priority
Special
Off duty,enroute etc...
Estação packet TODAS X*2 nenhum texto breve
Estação em base TODAS X*2 Casa(house) Off-Duty
GPS tracker TODAS X*2 GPSxyz nenhum

Date conta de que as estações de packet, em base e os trackers NMEA devem fazer o menor QRM possível colocando os seus lançamentos de baliza em períodos largos.

Se aceitas todas estas condições de uso do PCSAT... bem vindo!

Outra coisa!... quando quiserem que o PCSAT se ponha em "safe mode" (modo save), pedimos que deixes de emitir!!!. O "safe mode" pode ser reconhecido por:

1.-Se o texto enviado pelo satélite diz: US NAVAL ACADEMY PROTOTYPE COMM SATELLITE...."
2.-Se vês o indicativo W3ADO-1 ou -2 em 145.827
3.-Se escutas o indicativo PCsat-11 ou -12 em 144.827
4.-Se escutas o indicativo PCsat-1 ou -2 em 144.390(só sobre EUA)

Se vês algum destes, DEIXA DE EMITIR  na frequência de uplink e espera que os controladores solucionem o problema.

Qualquer alteração adicional a tudo isto será posto imediatamente em: http://www.ew.usna.edu/pcsat

Agora só nos resta que todo se estabilize e que tudo funcione bem.

    
EM RESUMO:

O PCSAT é um digipiter de APRS a 1200 bauds desenhado para ser usado por estações moveis e portáteis.
Emite Telemetria AFSK a 1200 bauds em 145.827

A página oficial é esta: 
PCSAT: http://web.usna.navy.mil/~bruninga/pcsat.html

Nota:À parte do PCsat, também se lançaram outros dois satélites (dos quais já te falaremos):

O PCSAT é o mais novo satélite de radioamador y ademas con la nueva mision de CONECTAR DE FORMA REMOTA os NODOS de APRS. Será um digipeater de APRS a 1200 Bauds.
O PCSAT é uma ideia da Academia Naval Americana que pretende aumentar as possibilidades da actual rede de APRS mundial facilitando ligações com 90% da superfície terrestre que não se cobre com a actual rede terrestre de APRS.

O PCSAT foi desenhado e montado por especialistas estudantes da  Academia Naval de Annapolis, Maryland como projecto para obter experiência prática  e "fazer curriculum"... Os estudantes trabalharam guiados pelo nosso colega BOB BRUNINGA (WB4APRS, o pai do APRS) que é o Engenheiro de projectos estudantis da citada Academia naval.


"Esperamos que o PCSAT marque uma nova missão para os satélites de radioamadores ao facilitar as comunicações da gente que viaja levando apenas um portátil por qualquer parte do mundo", disse Bruninga.
De facto, o PCSAT será o primeiro satélite que emitirá a sua posição exacta directamente aos radioamadores usando o próprio GPS de bordo. Bruninga disse que o PCSAT poderá demostrar o seguimento dos veículos e as comunicações dos radioamadores equipados com GPS, incluindo os barcos da própria Academia Naval, expedições ou de qualquer pessoa em lugares remotos sem acesso as redes de APRS em terra.
Além da sua função no terreno do APRS, o satélite oferecerá serviço de packet a 1200 e 9600 bauds em 145.825 Mhz e 435.250 Mhz.

A sua função de digipeater de APRS será na frequência de 144.390 sobre USA, 144.800 sobre Europa.. Bruninga afirma que o PCSAT será uma interessante ferramenta de estudo dado que a sua telemetria poderá ser recebida em qualquer walky-talkie, o que possibilitará demostrar as suas possibilidades em qualquer lugar com um PC portátil.

O satélite, foi um dos 4 que se lançaram a 1 de Setembro desde o Alaska. Os outros são o Sapphire, Starshine III e o PicoSat. Foram os primeiros satélites lançados desde a Isla Kodiak.

NOSSA MISSÃO

Como já existem outros satélites que emitem imagens, etc... o PCSAT se concentrará no popular sistema de mensagens sem cabos usando digis UI(APRS). Neste contexto, a seguinte lista dará uma ideia de nossas metas:

 

1) Envio de mensagens desde um portátil ou móvel ao satélite e internet(emergências e rotinas)
 2) Envio de mensagens desde a internet ao satélite que se recebem num portátil ou estação móvel
 3) Comunicações em tempo real entre 2 estações moveis/portáteis
 4) Envio de boletins a todos os usuários a nível nacional-internacional
 5) Seguimento de estações moveis ou portáteis com GPS via internet
 6) Seguimento com GPS de bóias, dispositivos de telemetria, animais ou expedições
 7) Outras aplicações de digis UI(TBD)
 8) Armazenamento e envio de mensagens(limitado)
 

FREQUÊNCIAS DO SATÉLITES

O PCSAT  USA ESTAS FREQUÊNCIAS:
DOWNLINK:145.825 (1200baudos)emite telemetria. Esta frequência é para usar SOMENTE PORTÁTEIS

DOWNLINK:145.825 (9600bauds)emite telemetria. Neste caso pensado para estações em móvel!

DOWNLINK(Só EUA): 144.390 (1200bauds)

 

Bob Bruninga (tradução e adaptação de CT2HPM)

 


Os artigos são da responsabilidade de quem os escreveu.

  Os restantes conteúdos de - © Radioamadores.net


 Página "PCSAT NO-44" actualizada em: 14-12-2002
|Home Page |