Resistências

    Um radioamador deve prestar a maior atenção a duas características das resistências: o seu valor e a potência que pode dissipar.
    Quando uma resistência está em funcionamento, ela deve dissipar uma certa quantidade de energia sob a forma de calor; isto equivale a dizer que a resistência aquece. Este calor é portanto uma consequência da corrente que circula no interior da resistência. Conforme a intensidade da corrente, a quantidade de calor a dissipar será evidentemente variável. Quanto maior for a intensidade, maior será a libertação de calor. Mas para uma dada resistência esta libertação de calor não pode ser tão grande quanto se queira. Se ultrapassa um dado limite, a resistência será destruída. Este limite é definido em watts, caracterizando-se nesta unidade a potência eléctrica máxima que a resistência pode suportar. Falaremos por exemplo de uma resistência de meio watt ou de dois watt.
    A outra característica de uma resistência, o seu valor, é mais importante de um ponto de vista prático. O valor de uma resistência é dado em ohms (unidade cujo símbolo é um ómega), sendo os seus múltiplos mais correntes o quilohm (KW ), que vale mil ohms, e o megohm (MW) que vale um milhão de ohms. É sempre necessário conhecer exactamente o valor de uma resistência quantas montagens não funcionam mal devido a utilizarem-se resistências cujo valor é lido incorrectamente? Este valor é indicado por determinados círculos de cores diferentes pintados no corpo da resistência, como se mostra na figura 1.
   
Recordemos o significado deste código de cores, o primeiro círculo dá-nos o primeiro algarismo do valor da resistência, e o segundo dá-nos o segundo algarismo. O terceiro círculo indica o número de zeros que é necessário acrescentar aos dois primeiros círculos para se obter o valor correcto.

A correspondência entre as cores utilizadas e os algarismos é dada no quadro seguinte:

Cor 1 Anel 
(1º digito)
2 Anel
 (2º digito)
3 Anel
 (Multiplicador)
4 Anel
 (Tolerância)
Sem anel
 
 
  ± 20 %
Prata
 
 
x0.01 W ± 10 %
Ouro
 
 
x0.1 W ± 5 %
Preto
 
0
x1.0 W   
Castanho
1
1
x10 W ± 1 %
Vermelho
2
2
x100 W ± 2 %
Laranja
3
3
x1.000 W  
Amarelo
4
4
x10.000 W  
Verde
5
5
x100.000 W  
Azul
6
6
x1000.000 W  
Violeta
7
7
x10MW   
Cinzento
8
8
   
Branco
9
9
   

    Consideremos dois exemplos:

    Se nos surge primeiro um círculo verde, seguido de um violeta e de um laranja, o valor da resistência será de 57.000 ohms ou 57 quilohms (57KW).
    Suponhamos agora que existe primeiramente um círculo castanho, e depois um negro e um terceiro castanho: o valor da resistência será então de 100 ohms.
    Para terminar, mencionemos a existência de resistências ajustáveis cujo valor pode ser regulado deslocando um pequeno cursor.

 

Associação de Resistências

Num circuito é possível organizar conjuntos de resistências interligados, a esse conjunto chama-se associação de resistências. O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre as resistências, sendo os seus possíveis tipos: em série ou em paralelo.

Associação em Série

A associação de resistências em série é dada por:

A R_equivalente = R1 + R2 + R3 = 20 +20 + 20 = 60 ohm

 

Associação em Paralelo

Para o caso da associação em paralelo:

A resistência equivalente neste caso é dado por:

 

ou seja, temos que

 


Os artigos são da responsabilidade de quem os escreveu.
  Os restantes conteúdos de - © Radioamadores.net

 Página "Resistências" actualizada em: 09-04-2016
|Home Page |