Naquele tempo Por CT1AP

  

  Naquele tempo, isto é, quando começámos a construir os nossos emissores de V.H.F. deparámo-nos com muitas dificuldades porque a técnica de montagem tinha que ser muito cuidada pelas enormes perdas que se verificavam nos circuitos e pelos acoplamentos indesejáveis entre andares que traziam como consequência um sem número de oscilações parasitas que nos punham os nervos em franja.

  Os pioneiros como o CT1ST, O CT1KQ,o CT1FM e outros tinham preparado um ensaio Lisboa-Santarém para o que foi instalado um conversor em casa do João Garcia –CT1TT instalado na acrópole escalabitana. A antena era uma "cañita voladora" copiada duma revista Argentina. Quando o sopro ouvido no receptor deu lugar a um silêncio proveniente duma portadora logo seguido das vozes dos nossos amigos de Lisboa foi um delírio…Pelos 80 metros informámos os nossos parceiros das condições em que chegavam a Santarém e parámos por aí, para não transgredirmos os apertados regulamentos da época. Este acontecimento que hoje constitui uma banalidade para aqueles que manipulam elaborados e caros equipamentos comerciais, foi uma espécie de passagem do Cabo das Tormentas e uma glória conquistada à custa de muito queimar de pestanas.

  Neste entusiasmo gerado pela auto-afirmação da capacidade de fazer em vez de ter, colocámo-nos a par do que mais evoluído havia na matéria ,a nível internacional e fomos motivo em muitas revistas do género publicadas em várias línguas.

  Pessoalmente, nas minhas montagens partia de um oscilador a cristal na frequência de 8050 kcs, duplicando ou triplicando as vezes necessárias até sair nos 144 megaciclos. Mas…..porque não havia contadores de frequência a granel, como há agora, acontecia que o andar final se sintonizava numa frequência quási sempre indesejável. mas que nos parecia a mais apropriada para aproveitar a magríssima excitação dos andares multiplicadores.

  O problema foi debatido em vários QSO's com vários Oms tendo-se gerado alguma confusão sobre a aplicação da linha de Lecher na medida de frequências.

  O impasse resolveu-se quando recebi pelo correio uma caixinha que continha uma pequena bobine auto-suportada com um trimmer em paralelo. Completando…vinha uma mensagem escrita:

-Meu caro CT1AP. Envio um circuito sintonizado que servirá de padrão para afinar o PA do seu emissor…. Um abraço de CT1UX-Bettencourt Faria


 


João Vitalino Ribeiro Martinho – CT1AP

jvitalinus@sapo.pt
 

 


Os artigos são da responsabilidade de quem os escreveu.
  Os restantes conteúdos de - © Radioamadores.net

 Página "Naquele tempo" actualizada em: 23-07-2008
| Home Page |