SuitSat - mais informações CT2IRJ
 

Relatório Final da Missão SuitSat

Últimos sinais recebidos

Confirma-se que a missão SuitSat-1 /Radioskaf/AO-54, chegou ao fim.
Contrariamente ao que foi anunciado pouco tempo após a largada do fato pelo Cosmonauta Tokarev, pela NASA-TV e publicado noutros órgãos de informação. Ainda que não tenha sido um sucesso absoluto, a missão conseguiu capturar a imaginação do público e dos estudantes em todo o mundo e, pela sua natureza experimental, conquistou a simpatia e o empenho da comunidade radioamadoristica em capturar os seus sinais, e embora estes fossem mais fracos do que o esperado, o esforço, o empenho e também a curiosidade dos Rádio Amadores de todo o mundo, levou a que esta iniciativa fosse considerada um dos marcos a assinalar na história do hobby. Conforme foi dito, os sinais mais fracos do que o esperado, fizeram com que o engenho e as capacidades técnicas dos Rádio Amadores fossem postos à prova e em prática. A utilização de antenas com mais ganho e a procura de locais “limpos” de sinais que pudessem perturbar a recepção foram apenas mais duas condições que a debilidade dos sinais impôs. Alguns dos casos mais flagrantes de tentativas feitas para “copiar” os sinais do SuitSat-1 incluem o Colega Bill VE2IQ que enfrentou o frio Canadiano, ou o Colega Cezar YO8TLC, que esperou pelas órbitas mais favoráveis que ocorriam a altas horas da madrugada.

Baseado nos relatórios que a equipa de terra do SuitSat recebeu, a ultima recepção de voz confirmada foi dada pelo Colega Bob King, VE6BLD, no Sábado 18 de Fevereiro, enquanto que a última telemetria foi enviada pelo colega Richard Crow, N2SPI. O Richard assinalou que a voltagem das baterias do SuitSat-1 caíram rapidamente para os 13.8 volts, e a partir daí as transmissões cessaram.
O SuitSat-1 funcionou durante duas semanas - muito além dos 4 –9 dias das previsões iniciais.

Alguns dos sites que foram fundamentais para que os relatórios de recepção chegassem ao conhecimento de todos foram:
http://www.suitsat.org patrocinado pelo Colega Steve Dimse, K4HG
http://www.aj3u.com/blog patrocinado pelo Colega A.J. Farmer, AJ3U,
http://pd0rkc.ontwikkel.nl patrocinado por Cor
Relatório detalhados e gravações de áudio do SuitSat podem ser encontradas nestes três sites.
 


Vídeo e sons do SuitSat

- Vídeo de lançamento do SuitSat

- Sons do SuitSat

 


 

Actualização  SuitSat em 4 Fevereiro

 

Parafraseando Mark Twain.... a noticia de que o SuitSat-1 “morreu” é altamente exagerada!!

48 horas depois do lançamento com sucesso da experiência SuitSat-1. Estas últimas 24 horas tem sido uma montanha russa constante de emoções... tremendos altos... e vales profundos quando houve relatos de falta de sinais e quando as pessoas reportaram a morte do SuitSat-1.... e agora algum optimismo.

É absolutamente certo de que o SuitSat-1 está operacional. Foi ligado com sucesso pela tripulação da ISS antes da sua largada, e o temporizador, o microcontrolador de funções e o áudio funcionaram correctamente. O problema principal parece ser um sinal extremamente débil.

Eu ouvi algumas gravações e monitorizei duas passagens hoje. Quando o sinal está acima do ruído, consegue-se ouvir claramente parte das vozes dos estudantes, da identificação e do sinal SSTV. Um dos factos significantes que complicam a recepção é o alto fading que acontece devido à rotação do SuitSat.

Baseado na informação recolhida até agora, poderemos reduzir o problema até á antena, linha de transmissão, potência de emissão ou qualquer das ligações. Através da vossa ajuda poderemos reduzir ainda mais as hipóteses e adquirir mais dados da telemetria do fato.

Se o emissor estiver a trabalhar na máxima potência poderemos esperar que o fato termine as emissões entre alguns dias e uma semana. Caso não esteja, então poderemos esperar que funcione durante mais tempo. Como nós não sabemos quanto tempo esta experiência irá durar, pedimos a todos aqueles que possuem boas estações de recepção, que continuem a acompanhar o SuitSat-1 – especialmente durante passagens directamente acima da área. Se conseguirem gravar essas passagens e enviá-las para nós ficaríamos extremamente gratos. Nós continuaremos optimistas e esperaremos que o assunto se resolva por si antes das baterias se esgotarem. Portanto continuem à escuta!

Baseados naquilo que já conseguimos apurar, aqui vão algumas directrizes para vos ajudar:

1) É necessário uma antena de alto ganho e pré-amplificadores. Portáteis e antenas verticais não serão suficientes.

2) Não percam tempo com passagens abaixo dos 40º de elevação. O SuitSat estará demasiado longe da sua estação para que se possa receber um sinal inteligível. Achamos que os passes directamente acima da sua área serão os mais eficazes, sobretudo se usar uma yagis de 22 elementos.

3) O “ouro para nós são os dados da telemetria. Portanto se ouvir alguns destes dados, por favor informe-nos.

 
Estamos também a tentar pôr o repetidor de voz a bordo da ISS a repetir em downlink o áudio do SuitSat-1 em 437.80 MHz, caso a ISS receba as transmissões SuitSat. Por favor não transmitam em 145.99, voz ou Packet, até termos a confirmação de que o SuitSat-1 já não está a transmitir.

Apesar da componente transmissão do SuitSat-1 não ter sido espectacular o projecto em si foi um sucesso noutras áreas. Alguns desses sucesso foram:

 
- Conseguimos prender a atenção da comunidade estudante e do público em geral através desta experiência única.

-         A atenção dos “media” neste projecto foi uma das maiores obtidas no âmbito do Radio Amadorismo.

-         Obtivemos mais de dois milhões de visitas em http://www.suitsat.org

-         As vozes, desenhos e assinaturas dos nossos estudantes foram levados para o espaço a bordo de um fato espacial – estes estudantes são agora, também, viajantes espaciais enquanto o fato continua em órbita á volta da Terra.

-         Também a bordo está um CD, fotografias de Roy Neal, K6DUE, e Thomas Kieselbach, DL2MDE, dois colegas que contribuíram para o programa ARISS e que entretanto faleceram.

-         Conseguimos colocar, a bordo de um fato especial, equipamento de Rádio amador e demonstrámos assim que pode ser feito com segurança.

-         A Equipa Internacional da ARISS consegui fabricar, testar e entregar à tripulação da ISS um equipamento de rádio seguro apenas 3 semanas após a concordância das agencias espaciais. Só isto foi um feito tremendo.

-         O SuitSat-1/Radioskaf é um esforço pioneiro. O risco é alto! Este tipo de esforços é um desafio. Mas os dividendos futuros serão tremendos. Como podem ver, o sucesso não foi total, mas capturamos as atenções, tanto dos estudantes como do público em geral. E aprendemos bastante com esta experiência. Isto ajuda-nos a todos nós para futuras aventuras.

Mantenham os vossos espíritos abertos e optimistas. E por favor continuem à escuta!!

73, Frank H. Bauer, KA3HDO
ARISS International Chairman
AMSAT-NA VP for Human Spaceflight Programs

 

Traduzido de www.amsat.org por:

Salomão Fresco

CT2IRJ

 


Informação Operacional acerca do SuitSat

Veja a largada do SuitSat na NASA TV
O SuitSat será largado durante uma Actividade Extra-Veicular (EVA) prevista para ser levada a cabo na próxima Sexta-Feira às 22:20 UTC pelo Cosmonauta Russo Tokarev.

A NASA TV irá providenciar cobertura ao vivo que começará às 21:30 UTC. Para acesso ao downlink digital ou ao NASA TV's Public Channel na Web em formato RealPlayer, RealAudio, ou Windows Media Player, visite http://www.nasa.gov/ntv.

O Cosmonauta Tokarev irá gentilmente largar o SuitSat-1 empurrando-o num ângulo de cerca de 30º de elevação e de 10º à esquerda relativamente à traseira da Estação Espacial Internacional. Assim que a tripulação estiver no exterior cumprindo a missão EVA, irá ligar os interruptores na caixa de controlo e fará o lançamento do SuitSat-1. Cerca de oito minutos após os interruptores terem sido ligados o emissor Kenwood entrará em funcionamento. Mais oito minutos e a primeira mensagem de telemetria em voz será transmitida e a operação do SuitSat-1 terá iniciado! Este intervalo de 16 minutos foi considerado para a segurança da tripulação.


Seguindo o SuitSat

Quando for largado o SuitSat estará praticamente na mesma órbita da ISS. Isto significa que no inicio, os elementos Kepler da ISS servem também para o SuitSat. O SuitSat não terá quaisquer meios de propulsão para manter a sua órbita e portanto irá reentrar na atmosfera terrestre após algumas semanas. À medida que a órbita do SuitSat decai ele irá ficar mais perto da Terra. Com o passar dos dias a órbita do SuitSat irá preceder a da ISS e portanto teremos que começar a escutar alguns minutos mais cedo do que o que está previsto para uma passagem da ISS para a sua localização.

Poderá efectuar o seguimento da ISS no Site da AMSAT:
http://www.amsat.org/amsat-new/tools/predict/satloc.php?lang=en&satellite=ISS

Pode obter uma lista de passagens da ISS em:
http://www.amsat.org/amsat-new/tools/predict/
Basta indicar a sua localização e seleccionar como objecto a seguir a ISS.

Assim que estiver activo todos aqueles que escutarem o SuitSat em 145.990 MHz são convidados a introduzir os dados no site oficial do SuitSat:
http://www.suitsat.org/

Relatórios para o Educational Outreach (em Escolas ou locais de educação informais) bem como imagens SSTV podem ser enviadas para: suitsat@comcast.net. Esta informação será compilada pela equipa ARISS.


Informação QSL do SuitSat


Todos os que ouvirem o SuitSat deverão enviar os seus relatórios num envelope A4 com selo e auto endereçados para uma das moradas abaixo:
USA: ARRL Headquarters, SuitSat QSL, 225 Main Street, Newington, CT 06111-1494 USA

Canadá: Radio Amateurs of Canada, SuitSat QSL, 720 Belfast Road, Suite 217, Ottawa Ontario K1G 0Z5

Europa: F1MOJ - Mr CANDEBAT Christophe, SuitSat Europe QSL Manager, 7 Rue Roger Bernard, 30470 AIMARGUES FRANCE

Japão: SuitSat Japan QSL, JARL International Section, Tokyo 170-8073 JAPAN

Rússia: Alexander Davydov, RN3DK Novo - Mytishchinsky prospekt 52 - 111 Mytishchi 18, Moskovskaya obl. 141018, RUSSIA

• Outros países: Usar os endereços dos Estados Unidos ou do Canadá.
Estudantes irão receber um certificado assinalando a recepção. Aqueles que recebam uma imagem ou copiem as palavras especiais irão receber um endosso especial no seu certificado.

Cumprimentos a todos

Salomão Fresco
CT2IRJ

Traduzido do original em www.amsat.org
 

 


SuitSat prepara-se para entrar em funcionamento em 145.990 MHz
 

É tempo de preparar a sua estação de amador para receber os sinais do “SuitSat”, o mais invulgar satélite de Amador que alguma vez entrou em órbita. Equipamentos de Rádio Amador serão instalados no interior de um fato espacial Russo, que já não está em serviço. Será transformado num satélite que orbitará independentemente assim que a tripulação da ISS o libertar durante uma actividade extra-veicular, inicialmente prevista para ser levada a cabo no dia: 3 de Fevereiro.

Trabalhando apenas com baterias internas, colocadas dentro do fato especial o SuitSat terá um tempos de operação limitado, mas muito interessante transmitindo mensagens especiais e imagens em SSTV à medida que vai flutuando no espaço. Não tendo motores para ajustar a sua órbita assim que for largado durante a EVA (Extra Vehicular Activity) ele estará numa órbita livre mas decadente à volta da Terra. Espera-se que permaneça em órbita até 6 semanas após a sua largada.

 

A imagem mostra o SuitSat na sua configuração de voo. Podem ser vistos o painel de controlo electrónico no topo do capacete assim como a antena. Uma nova pega foi adicionada perto da secção central do fato (listas a negro). A pega foi uma adição foi uma importante adição que permitirá aos astronautas/cosmonautas efectuar o lançamento do fato e movê-lo em segurança.
 

  

As transmissões do SuitSat irão incluir mensagens de voz da ISS, telemetria do próprio fato e imagens SSTV pré-programadas no seu downlink em 145.990 MHz FM.
Se já recebeu a estação de Packet ou ouviu a tripulação da ISS, então já possuirá maior parte do necessário para “apanhar” o SuitSat.
Os sinais de Radio Amador desde a ISS podem ser recebido com uma antena vertical para os 2 metros, portanto um sistema de seguimento não será necessário. O sinal SSTV pode ser descodificado com um qualquer software para SSTV e um computador ligado á saída de áudio do transceptor ou receptor.
 

 

Veja o artigo completo com fotografias adicionais em:
http://www.amsat.org/amsat-new/articles/SuitSat/

Veja também o artigo "This Is SuitSat-1 RS0RS" por Frank Bauer,KA3HDO em:
http://www.amsat.org/amsat-new/articles/BauerSuitsat/index.php Revisto

Então vamos a isto.
Cumprimentos a todos e boa escuta

Salomão Fresco
CT2IRJ

[Traduzido do original em www.amsat.org]
 

 

 


Os artigos são da responsabilidade de quem os escreveu.
  Os restantes conteúdos de - © Radioamadores.net

 Página "SuitSat " actualizada em: 14-03-2006
| Home Page |