UO-14

Parece que existe um problema com o sistema de energia  do UO-14, possivelmente algumas células da bateria falharam. Isto provoca com que o satélite se desligue durante alguns eclipses. Como isto provoca a quebra de energia em todo o satélite não se consegue implementar uma rotina automática para criar um ciclo periódico para manter o transmissor operacional.

Correntemente estamos usando o downlink em modo de telemetria para tentar ter a certeza daquilo que está acontecendo. Alteramos também o segundo sistema de energia, o qual foi colocado de maneira diferente a não se desligar assim tão facilmente - isto pode ajudar mas como não conhecemos a extensão do problema é impossível saber nesta fase.

Vamos ver a direcção que as coisas tomam até ao final da semana e talvez o repeater de FM seja ligado caso pareça que as coisas estão ok. Se o satélite continuar a desligar-se, poderá ser implementado um sistema para ligar a energia automaticamente cada vez que o satélite passe por Surrey....

O satélite UO-14, que já conta com 14 anos de vida e cerca de 74000 ciclos de carga/descarga das suas baterias de NiCd - não é realmente mau.... Vamos esperar que dure mais alguns.


[Informação de  Chris, G7UPN na ANS 08/19/03]
 



Operar um satélite fácil com o equipamento que já tem

Depois de ler vários artigos em revistas de radioamadorismo como a Amateur Radio Today, QST ou Radcom achei interessante conhecer mais sobre o satélite UO-14 (FM). Depois de uma procura mais aprofundada inclusive na internet e de ler vários relatos de radioamadores que operavam o satélite com rádios portáteis decidi que devia tentar também experimentar contactos via satélite. Após montar a minha primeira antena direccional de UHF e de sintonizar o meu rádio Alinco DJ-V5, logo na primeira vez apesar de o satélite não passar muito perto da órbita do meu QTH escutei alguns vozes com muito QRM. Contudo, não desanimei e na minha segunda ou terceira escuta ouvi um QSO de um radioamador espanhol com um holandês na perfeição. Quanto à emissão ainda não experimentei mas já iniciei a construção de uma antena dual band direccional para isso.

Aqui estão as frequências de Uplinks e Downlinks. Ajustar devido ao efeito de doppler. EFEITO DE DOPPLER: A alteração na frequência recebida altera com o movimento do satélite. Isto requer ajuste da frequência de transmissão e recepção.
Uplink
Downlink
145.970
435.080 
145.975
435.075
145.975
435.070
145.975
435.065
145.980
435.060
Lembre-se de abrir o squelch TODO durante o
downlink. LEMBRE-SE, nunca transmita
a não ser que ouça o downlink limpo!!!

Estas frequências estão em ordem e deve ajustá-las em ordem a funcionar... Comece a escutar o satélite nos 435.070 e desça para obter uma melhor recepção.

Aqui está alguma informação sobre o satélite UO-14.
Nome
UO-14 (EYESAT-1)
Número catalogo NASA
20437
Lançado
22 Janeiro de 1990
Veiculo lançador
ARIANE V35
Local de lançamento
Kourou, Guiana Francesa
Peso
46 kg
Orbita
Polar LEO (Low Earth Orbit)
Inclinação
98.7 graus
Período
100 Minutos
Tamanho
350 x 350 x 650 mm

O satélite UO-14 dispõe de. 4 painéis solares. O UO-14 é um LEO (satélite de orbita baixa). O LEO é um nome dado a satélites com orbita de altitude nos 600 a 2000 quilómetros. Os LEOs normalmente circulam a terra em cerca de 1.5 a 2 horas. A sua baixa altitude resulta uma área de acção limitada e passagens de curta duração. O UO-14 foi originalmente usado como uma BBS digital. Ele levava o tráfego digital à volta do mundo para pessoal médico trabalhando em locais de difícil comunicação. Quando o UO-22 foi lançado passou a ter essa função. Desde esse tempo o UO-14 passou a enviar telemetria até Fevereiro de 2000 quando os operadores de controlo o colocaram em modo J FM. Infelizmente, uma desvantagem de ter uma orbita baixa é o "footprint" (área que o satélite alcança de uma vez) é pequena e as suas passagens são curtas. Consequentemente, as pessoas que usam o UO-14 geralmente limitam-se a QSO's muito curtos.

Imagem do UO-14

As minhas sugestões para usar este e outros satélites é ter uma boa antena dual band. Isso ajuda muito. Poderá construí-la ou comprar uma. Eu já construi a minha de UHF de um artigo que vi na internet e estou a montar a agora uma dual band direccional que em breve disponibilizarei aqui o esquema e fotos.




 


Os artigos são da responsabilidade de quem os escreveu.
  Os restantes conteúdos de - © Radioamadores.net

 Página "UO-14" actualizada em: 01-09-2003
| Home Page |