Eventos de 2010 Anos anteriores

 

Workshop da AMSAT-CT

A AMSAT-CT (AMRAD) delegada da ARISS em Portugal, promove no dia 27 de Novembro um workshop sobre o projecto do satélite educativo ARISSat-1, que irá decorrer no CEP, o Centro Espacial Português situado no IST-Tagus, no Parque de Ciência e Tecnologia, em Porto Salvo, no concelho de Oeiras.

A construção e lançamento de um satélite operacionalizado pela AMSAT, o ARISSat-1, tem por missão exclusiva, mais do que comunicar, a missão de educar crianças e jovens em idade escolar e em todo o mundo.

Neste projecto que foi coordenado em Portugal pela AMRAD, a AMSAT-CT ou ARISS-Portugal, participaram no último ano e meio, cerca de quatrocentas crianças e jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, cujos trabalhos estão instalados a bordo do satélite, para serem difundidos através de meios radioeléctricos (transmitidos pelo satélite), que será lançado em Fevereiro de 2011.

O grande desafio educativo é o de colocar titulares do serviço de amador (radioamadores voluntários e habilitados), a acompanhar o projecto da Missão Educar, criada pela AMSAT através da ARISS, com o apoio das agências espaciais internacionais que construíram e lançaram a ISS a estação espacial internacional em órbita, faz agora 10 anos.

Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorrerá de 22 a 28 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva um pouco por todo o País abrem as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento.

Colabore com a AMRAD e a partir de Fevereiro de 2011, entre com o satélite na sala de aulas, recebendo os seus sinais e as suas mensagens educativas, destinadas às crianças de todo o mundo, incluindo as portuguesas (vai ver que não dói nada...).

Saiba mais em ARISS, faça o download da apresentação Power-Point do ARISSat-1
http://www.amsat.org/amsat-new/images/fck_images/ARISSat-1%20Overview%20Color.pdf
 

 


XIII Feira da Rádio da ARVM

28 de Novembro (Domingo)

 

A.R.V.M., Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, mantendo a tradição e coerente com o prestígio que lhe quiseram dar, vai organizar no próximo dia 28 de Novembro de 2010 mais uma Exposição Feira da Rádio.

Depois de vários considerandos, optámos por manter os principais parâmetros como seja a localização, no IPJ – Instituto Português para a Juventude, na Vila Expo, ( Parque das Nações, famoso desde a Expo 98), ali bem perto de Moscavide (próximo da porta Norte do Parque das Nações )


O horário da Feira será entre as 10:00 e as 17:00 horas.

Para a montagem das mesas dos expositores estaremos disponíveis a partir das 08:00 horas do dia 28 de Novembro.

Os contactos para informações ou reserva de mesa de expositor:

Poderão ser efectuados através dos nossos colegas:

CT1ABD - M. Dinis 21 944 37 48
CT1DL - Francisco Gonçalves 91 958 15 66
A.R.V.M. 21 944 01 98
A.R.V.M. arvm@arvm.org ou http://www.arvm.org


XVI Feira da Rádio da TRGM

Como habitualmente a Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi, sediada em Coimbra, vai realizar a FEIRA de RÁDIO de COIMBRA, este ano, na sua 16ª edição.

De novo, a Feira terá lugar no Hotel Tryp Coimbra (junto aos Hospitais da Universidade) nas coordenadas 40º 12' 57.18"N e 8º 24' 48.25"W e decorrerá no dia 21 de Novembro (Domingo) entre as 10:00 e as 17:00 horas.

Entre as 13:00 e as 15:00 horas terá lugar no restaurante do Hotel um almoço de confraternização entre os membros da Tertúlia, os Radioamadores e os Expositores que queiram dar-nos o prazer da sua companhia.

Durante o almoço terá lugar uma intervenção do nosso companheiro SAM-EA3CIW, Secretário-Geral da EURAO e Presidente da FEDI-EA, Federação Espanhola de Radioamadores.

A Tertúlia convida todos os Radioamadores e o Público em geral a visitar a sua Feira de Rádio onde poderá encontrar, além de velhas relíquias, algumas das últimas novidades em rádios, antenas e acessórios.

(Entrada gratuita)

Mais informações:
http://trgm.blogspot.com
trgm.pt@gmail.com


Activação Mistério PMR 446 Mhz

 

Esta Activação tem como nome “Mistério”!

“Mistério” porque o Grupo de Amigos (PMRistas 187 Helder, 265 Manuel, 1152 Tiago e 1451 Bruno) vai estar a emitir de um determinado local que poderá ser a norte, centro ou a sul dos pais.
O local desta Activação não vai ser revelado, nem no próprio dia! Será revelado após as confirmações, quando receberem o Diploma e as respectivas QSLs dos organizadores… por isso é que esta Activação tem o nome “MISTÉRIO”.
A Activação Mistério vai ser no dia 16 (sábado) de Outubro de 2010, das 15:00 até ás 20:00, no canal 7 sem tom. O Canal 2 será utilizado em caso de emergência devido a possíveis interferências.

Para confirmarem a Activação Mistério terão que enviar os seguintes dados:

• Indicativo PMR (caso não tenham indicativa também poderão participar)
• Nome
• Número de contacto (este numero será dado na participação da Activação Mistério)
• Hora (hora numero será dada na participação da Activação Mistério)
• Local (localidade por onde o PMRista participante estiver a emitir)

Juntamente com estes dados deve anexar a sua QSL ou postal da localidade de onde estava a emitir para o seguinte mail: pmract@hotmail.com ou via CTT (correio) para o seguinte morada: Apartado 2243, 4451 Matosinhos.

Os PMRistas que enviarem QSL (por E-Mail ou Correio) para confirmar o contacto terão o Diploma da Activação Mistério e o prazer de ter as QSLs dos organizadores desta activação (PMR.265, 1152 e 1451).
Os que confirmarem o contacto sem QSL terão apenas o Diploma da Activação Mistério.

A confirmação para ser feita 100% terá que enviar QSL ou postal da localidade de onde estiverem a emitir.

Recomendo a todos PMRista a deslocarem-se para locais elevadíssimos acima do mar, quanto mais alto estiverem melhor recepção e emissão têm.
O Grupo PMR ACT vai estar preparado com excelente emissão e recepção devido ao equipamento e antena para conseguirmos atender o máximo número de PMRistas espalhados por Portugal.
Espero que a propagação esteja do nosso lado!

Obrigado!
Os nossos cumprimentos e bons contactos.
-------------------------------------------
Grupo PMR ACT

PMR 187 - Helder
PMR 265 - Manuel
PMR 1152 - Tiago
PMR 1451 - Bruno


Paisagem Protegida da Serra de Montejunto CTFF 29

 

CR5WFF vai estar activo durante os dias de 23 e 24 de Outubro de 2010 a partir da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, válido para os seguintes diplomas:

DPRN : FF 29
WFF : CTFF 29
DSP : 048

Qsl Via CT1EJB Luís Baptista

A pedido de muitos colegas iremos tentar também transmitir em VHF e UHF FM com frequência a ser divulgada na altura da activação.

Aguardamos pela vossa chamada 73´s

Mais informações: http://cr5wff.blogspot.com

 


Feira da Rádio do Ribatejo

No próximo dia 5 de Outubro a ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo organiza em Santarém mais um encontro de amadores.

A feira de Rádio do Ribatejo é no salão da Associação Recreativa das Fontainhas.

No local da Feira existe serviço de BAR.

Para quem chega pela A1 ou A13 deve seguir na Circular Urbana D. Luís e sair em direcção ALMOSTER (junto ao Pingo Doce).

Segue cerca de 3 KM na N365 direcção Almoster e está nas Fontainhas.

Google Maps


CR6A - Reserva Natural das Lagoas de Stº André e Sancha

O Algarve S.T.A.R. DX Team vai no próximo dia 19 de Setembro (Domingo), estar a activar a Reserva Natural das Lagoas de Stº André e Sancha.

O indicativo a utilizar durante esta actividade, que decorrerá na banda de HF nas faixas dos 40 aos 15 metros em SSB e CW, será - como habitualmente - CR6A.

A equipa de operadores conta já com os radioamadores: Luís Teixeira - CT1CQK, Tozé Guerreiro - CT1GFK, Gonçalo Metelo - CT1GPQ e Miguel Martins - CT1IUA.

Referências activas:

DPRN: CTFF-19 - Reserva Natural da Lagoa de Santo André e Sancha
WFF: CTFF-19 - Reserva Natural da Lagoa de Santo André e Sancha


Mais informações sobre esta actividade poderão ser obtidas na página web do Algarve S.T.A.R. DX Team em http://www.algarvedx.com


 Diploma Centros e Parques Escutistas Portugueses

18 e 19 de Setembro "Casa do Escuteiro" Lagoa

Aproxima-se a grande actividade anual de radioescutismo, o “JOTA”

Este é o momento de dar início aos preparativos. Para isso e conforme tem vindo a ser programado, vamos fazer uma actividade radioescutismo em tudo idêntica ao JOTA.
Assim no fim-de-semana 18 e 19 de Setembro, vai estar operativa a estação CR6FNA na Casa do Escuteiro em Lagoa. Dali em emissão rádio, vai ser feita a divulgação daquele centro Escutista, activando este, para o Diploma “Centros e Parques Escutistas Portugueses”.
Nesta actividade, vão ser utilizadas energias alternativas, solar e eólica. Inclusive para confecção da alimentação.
Durante o período em que decorrer a actividade, os participantes e visitantes, terão oportunidade de conhecer melhor esta maneira de fazer Escutismo. Que pode ser, assistindo aos vários contactos via rádio, que se vão fazendo ao longo de todo o fim-de-semana, e/ou através da projecção de filmes e outras apresentações que vão exibidas também.

Pretendemos que esta actividade, seja mais um momento de divulgação e vivencia Escutista.

Aqui lançamos o convite a todos os interessados que se juntem a nós, o que pode ser presencialmente ou via rádio!!!!

Vamos fazer a activação das referências:

CPEP06 - Casa do Escuteiro Lagoa, "Diploma Centros e Parques Escutistas Portugueses"
DMP0806 - Município de Lagoa, "Diploma Municípios Portugueses"
DDFP LGA-03 - Freguesia de Lagoa, "Diploma Freguesias Portuguesas"

Aceitam-se ideias e inscrições para participação!!!!!!!!!!!!

Informações:
cr6fna@gmail.com
917211373


11ª Feira da Rádio da ARAM

A ARAM – Associação de Radioamadores do Alto Minho leva a efeito no próximo dia 11 de Setembro de 2010, entre as 10 e as 17 horas , a 11ª tradicional "FEIRA DA RÁDIO".

Este ano, o local será no Hotel Flôr de Sal, no Parque Empresarial da Praia Norte – Viana do Castelo (Portugal), (coord: N 41º 41' 31.03" / W 8º 50' 52.09").

Mais uma oportunidade de receber e confraternizar com inúmeros colegas Radioamadores e aficionados da rádio que nos brindem com a sua presença.

No mesmo local, e no decurso da feira serão distribuídos os prémios relativos ao 6º Concurso VHF - UHF 2010 da ARAM.

Também teremos como já é habitual o nosso almoço de confraternização (18,5€) este ano do tipo 'buffet'.

As mesas para exposição têm um custo de 20€ (com direito a um almoço) e carecem de reserva obrigatória até ao dia 6 de Setembro.

É com satisfação que vemos a Feira da Rádio crescer, com a colaboração e presença dos colegas radioamadores.

Mais informação em http://aram.no.sapo.pt

Contactos para a Direcção da ARAM ou email: aram@sapo.pt


CR5WFF - Reserva Natural do Estuário do Sado

CT1EJB Luís Baptista, CT2IUK Anderson Valdivino e CT2JYX Armando Miguel irão estar activos nos dia 28 e 29 de Agosto de 2010 com o indicativo CR5WFF desde a Reserva Natural do Estuário do Sado.
 


VI COLÓQUIO DE RADIOAMADORES DA ARR

Mais informações: http://ct1arr.org


Actividade PMR no Monte da Virgem

Esta activação vai ser realizada no Monte da Virgem que é uma posição considerada um “Mito” por muitos Macanudos (rádio operadores) pelo Norte de Portugal. Situa-se em Vila Nova de Gaia, a 221m a nível do mar. A norte fica o Rio Douro e a Oeste fica o mar mais conhecido por Oceano Atlântico.

A activação vai ser realizada no dia 14 (Sábado) de Agosto de 2010 das 15:00 até ás 00:00 com um intervalo das 20:00 ás 21:00 para jantar, no canal 7 sem tom. O Canal 2 será utilizado em caso de emergência devido a possíveis interferências ou portadoras.
Vai ser organizada por PMR265 Manuel, PMR1038 Nuno e PMR1152 Tiago.
Fazemos esta activação com 2 objectivos:
1- Fazer rádio na banda do PMR 446 MHz, que é o nosso hobby que tanto gostamos de fazer.
2- Promover a utilização do cartão QSL.

O que é uma QSL?
É um cartão do tamanho de um postal aproximadamente (14Cm por 9Cm), que simboliza o operador, o seu equipamento e a sua localidade.
E que tal cada um de nós ter a nossa própria QSL?
Com o objectivo de confirmar as localidades que conseguirmos contactar via PMR.
Fazendo esta troca de QSL após o contacto feito, vamos coleccionar e ao mesmo tempo, o entusiasmo de falar com os PMR vai aumentar devido ao objectivo de confirmar as localidades que vamos contactando.
Agora imaginem-se com uma capa de coleccionador de postais, cheias de QSLs dos contactos realizados por nós! O operador sente-se Tubarão e vai olhar para o equipamento de outra maneira.

Vamos passar acção e vamos evoluir!

Com isto tudo, nesta activação do Monte da Virgem vai haver 2 frases slogans:

1- Eu já tenho a minha QSL. (para quem já tem a QSL).

2- Eu ainda não tenho a minha QSL mas vou ter. (para quem ainda não tem a QSL).

Aqui fica o E-Mail: pmract@hotmail.com para confirmarem a Activação Monte da Virgem com o numero de contacto que lhe foi dado, o Indicativo PMR, nome do operador, local de onde estava a emitir e hora, para depois receber o Diploma.
Para quem não tem E-Mail, sempre pode enviar uma QSL ou um postal do local onde estava a emitir para o seguinte endereço: Apartado 2243, 4451-901, Matosinhos.

Os PMRistas que enviarem QSL (por E-Mail ou Correio) para confirmar o contacto terão o Diploma da Activação Monte da Virgem e o prazer de ter as QSLs dos organizadores desta activação (PMR265, PMR1038 e PMR1152).
Os que confirmarem o contacto sem QSL terão apenas o Diploma da Activação Monte da Virgem.


CS2A - Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Amadeu Rosa - CT2HGL vai nos próximos dias 31 de Julho, 01 e 02 de Agosto de 2010, estar activo desde o arraial das festas da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, Portela do Fojo no Município da Pampilhosa da Serra, utilizando o Indicativo de Chamada Ocasional - CS2A.

Referências a activar:
D.M.H.P. : CO-028 – Capela da Nossa Senhora dos Remédios;
W.C.A. : CT-00660 - Capela da Nossa Senhora dos Remédios;
D.D.F.P.: PPS-08 – Freguesia da Portela do Fojo;
D.M.P.: 0612 - Município da Pampilhosa da Serra.

Até ao dia 6 de Agosto e com o mesmo Indicativo de Chamada Ocasional, CS2A, irá activar o Pelourinho de Pedrógão Grande e o Museu Pedro Cruz nesta localidade no Distrito de Leiria.

Referências a activar:
D.M.H.P. : LR-079 - Pelourinho de Pedrógão Grande;
D.M.H.P. : LR-061 - Museu Pedro Cruz;
W.C.A. : CT-00994 - Pelourinho de Pedrógão Grande;
W.C.A. : CT-00976 - Museu Pedro Cruz;
D.D.F.P.: PGR-02 - Freguesia de Pedrógão Grande;
D.M.P.: 1013 - Município de Pedrógão Grande.


As activações decorreram preferencialmente durante o período da manhã, entre as 08H00 UTC e as 12H00 UTC, em especial, nas bandas de 20m(+- 14200 kHz), 40m (entre os 7080 e 7130 kHz) e 80m (+- 3710 kHz).

A confirmação por QSL da actividade deverá ser obtida via Bureau.

Mais informações actualizadas puderam ser obtidas pesquisando no sitio da Internet em www.qrz.com


Activação do Farol de Esposende

 


Sardinhada da TRGM

A Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi organiza no próximo dia 27 de Junho, Domingo, uma sardinhada na Tocha, Cantanhede.

A concentração do convívio será pelas 12h00 no Campo de Tiro da Tocha.

Haverá salada de alface e tomate, sardinha, broa e pão, água, branco e tinto e, a terminar, um "indispensável" caldo verde.

Se estiver na zona apareça, pois temos muito gosto em tê-lo connosco!

Estaremos QAP em 145,575 Mhz.

Para aceder a toda a informação disponibilizada sobre este evento, visite a página web da associação em http://trgm.blogspot.com.


Actividade no Castelo de Leiria - CT6ARL

A Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria, com o apoio da Junta de freguesia de Leiria vai activar a 12 de Junho de 2010 o Castelo de Leiria.
Esta actividade decorre em paralelo com o lançamento do Livro "Leiria-Cantos e Recantos", que ocorrerá no dia 12 de Junho pelas 16h no Castelo de Leiria, cujo autor é o carismático associado CT1CIR, António Nunes.
O indicativo a utilizar será CT6ARL e a actividade decorrerá nas bandas de HF em SSB e CW e se possível em VHF, UHF,1,2ghz , FM,SSB.
QSL via bureau ou QRZ.COM
Lista de referências válidas nesta activação:


PLOMA MONUMENTOS HISTÓRICOS PORTUGUESES: DMHP – LR001

Diploma dos Castelos e Fortalezas Portugueses: DCFP – C061

Diploma dos Municípios Portugueses : DMP- 1009

World Castles Award : WCA CT-00061


http://www.qsl.net/ct6arl
 

 


Activação do Castelo de Belver


O Clube Radioamadores do Entroncamento - CRE, irá activar no dia 22 de Maio com o indicativo especial CS2BV,o Castelo de Belver:

DCFP - C-053 (Diploma dos Castelos e Fortalezas de Portugal)

DMHP - PG-018 (Diploma dos Monumentos Históricos Portugueses)

DMP - 1209 (Diploma dos Municípios Portugueses)

- HF nos modos SSB, CW e Digitais.

- VHF e UHF através do RV55 - 145.687,5Mhz Tone 74.4 do RU704 - 438.800Mhz Tone 131.8 e em 145.525Mhz.

Haverá QSL especial.

 

 


Activação do Império das Doze Ribeiras

Os membros do AZORES DX GROUP, vão activar amanhã dia 09-05-2010,o Império das DOZE RIBEIRAS, que conta para as seguintes referências:

IMPÉRIOS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO=IDES-043
IOTA=EU-175
D.M.H.P=AZ-159
W.C.A=CT-01651
D.M.P-4301
D.I.A.=AZ-03
P.I. P.=AC-003
D.D.F.P=AHG-07

Qsl via Directa ou Buro
QSL MANAGER of CU3DX: CU3EJ

http://azores-dx-group.blogspot.com

 


Activação do Farolim Praia da Vitória/Molhe Sul

O Oeste DX Gang vai no próximo dia 2 de Maio, Domingo, activar o farolim Praia da Vitória/Molhe Sul, na ilha Terceira.

O indicativo a utilizar será CU3/CQ0ODX, sendo a equipa constituída por Pedro Teixeira - CU3DI e Mike Maciel - CU3HY.

Referências activas nesta activação:

PFFP: FP-169 - Farolim Praia da Vitoria Molhe Sul / ilha Terceira
ARLHS: AZO-027 - Praia da Vitoria South Mole (Ilha Terceira) Light

A confirmação QSL poderá ser obtida via CQ0ODX (bureau ou directa).


Activação do Forte de Santa Catarina - Ilha Terceira

 

CR1FSC - Forte de Santa Catarina, ilha Terceira
Nos próximos dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio vão Ivo Santos - CU3BR, Carlos Ramos - CU3CO, Pedro Pereira - CU3DI, José Toste - CU3EQ, Dinarco Rosa - CU3HV e Mike Maciel - CU3HY activar o Forte de Santa Catarina, na ilha Terceira, utilizando o indicativo CR1FSC.

Referências activas nesta activação:

* DMHP: AZ-010 - Forte de Santa Catarina, Cabo da Praia (Terceira)
* PIP: AC-003 - ilha Terceira
* IOTA: EU-175 - Central Azores Group
* WCA: CT-00337 - Forte de Santa Catarina

As confirmações QSL deverão ser obtidas via CU3EQ (via directa ou bureau).


Concurso "Memorial CT1WW"

A Tertúlia Radioamadorística Douriense divulgou, na sua página web, um vídeo publicitário do concurso "Memorial CT1WW" que organiza nos próximos dias 24 e 25 de Abril.


Lista de prémios extra a atribuir no âmbito do concurso.

- “Cheque Prenda” no valor de 75€, oferta Sonigate Leiritrónica, Lda;
- Antena directiva de VHF, oferta CT1FFU;
- Antena VHF-UHF móvel, oferta GITEI;
- Assinatura anual da publicação nacional QSP - Revista de rádio e comunicações.

Para aceder a todas as informações sobre o concurso "Memorial CT1WW", concurso integrante do Campeonato de Portugal VHF-UHF 2010, aceda ao sítio web da Tertúlia Radioamadorística Douriense em http://trd.qrmzero.com/.

 


Dia Mundial do Radioamador


 

A Associação de Radioamadores do Ribatejo vai comemorar o dia Mundial do Radioamador no próximo Domingo dia 18 de Abril realizando um Exercício de Comunicações de Emergência.

Prevê-se a montagem duas estações de campanha em HF e várias equipas moveis e portáteis de forma a constituir uma rede abrangendo 2 Concelhos do Ribatejo.

São convidados todos os Radioamadores da Região ribeirinha do Tejo a participar na actividade.

Concentração às 08:00H em Santarém junto à ARR


 Activação de Farolins de alinhamento de São Martinho do Porto

CQ0ODX/p - Farolins de alinhamento de São Martinho do Porto.

O Oeste DX Gang vai no próximo Sábado, 28 de Março, activar o farolim Sudeste Terra e farolim Cais em São Martinho do Porto, utilizando o indicativo CQ0ODX/p.

Referências activas nesta dupla activação:
PFFP: FP-030 - Farolim Sudeste Terra do Cais de São Martinho do Porto.
PFFP: FP-184 - Farolim Peq. Sudeste Alinhamento Terra / Cais São Martinho do Porto.
ARLHS: POR-097 - São Martinho do Porto Range Rear Light.

A confirmação QSL poderá ser obtida via CQ0ODX (bureau ou directa).

Mais informações: http://www.cq0odx.clanteam.com


Feira da Rádio A.R.B.A. 2010

A A.R.B.A. vai levar a efeito a 11ª EXPOSIÇÃO de Rádios de amador, no próximo dia 27 de Março de 2010 (Sábado).

No Edifício Expobeiras – Pq. Industrial de Coimbrões – 3500 - 618 – VISEU com as coordenadas 40.37.45N 007.52.53W



Caso seja aceite o convite, é da exclusiva responsabilidade de cada expositor, cumprir todas as leis e requisitos legais em vigor em Portugal.

Preços para Expositores:

Preço por mesa para profissionais: 25€
Preço por mesa para amadores: 20€
Preço por mesa para sócios: 15€
 

Preço do Almoço:

Adulto - 10€
Criança dos 7 aos 11 anos - 6€
Criança ate aos 6 anos - Grátis

 

Confirmações de mesas da EXPOSIÇÃO e almoço até dia 22 de Março de 2010 através da seguinte morada:

ARBA – Associação de Radioamadores da Beira Alta
Apartado 1100
3511-901 Viseu

Ou pelo e-mail geral@ct1arb.com


Para mais informações contactar:

CT1ASM (Joaquim Jorge) - 93 620 00 16
CT2GXU (António Santos) - 965696740
CT1EPO (João Neto) - 966555446
 


Horário:

Montagem de mesas: 09h00 / 09h55
Abertura: 10h00
Almoço: 13h00 / 14h30
Encerramento: 17h00
(*) Os descontos só são válidos para associados com a quotização do ano de 2010 em dia.
 


Activação do Farolim do Esporão de Quarteira

 

 

No próximo dia 14 de Março, Domingo pelo período da manhã vai o Algarve STAR DX Team activar o do Farolim do Esporão de Quarteira, referências:
 

DFFA Fa-27, POR-087 PFFP FP-088.

Como é normal o indicativo será CR6A.

Todas as informações, log online e fotografias em http://algarvedx.com
 


Actividade PMR na Serra da Arrábida

No dia 7 de Março de 2010, a partir das 14 horas um grupo de radioamadores e amantes do PMR do Barreiro irá realizar uma actividade de tentativa de estabelecimento de contactos a partir da serra da Arrábida em Setúbal.

Desta forma, a todos os amantes do PMR em Portugal, enviamos a nossa convocatória para que nesse dia, coloquem os vossos equipamentos em canal 5 e fiquem à escuta, pois irão ser efectuadas chamadas de minuto a minuto e registados todos os contactos efectuados.

Para mais informações contactem através de marcooliveir@hotmail.com ou se tiverem por perto PMR canal 5.


Jantar convívio do 6º aniversário da ARCN

A Associação de Radioamadores do Centro Norte vai levar a efeito dia 27 de Fevereiro o Jantar Convívio do seu 6º. Aniversário no Restaurante Nova Cidade, Avenida Dr. Sá Carneiro nº. 60, em Santa Comba Dão, telefone: 232 888 545 (coordenadas para GPS: N 40º 24`05" / W 008º 07`56") .

Agradecemos aos Colegas que nos queiram honrar com a sua presença que devem confirmar a mesma até ao dia 15 de Fevereiro para os seguintes números de Telemóvel: 965.031.686/966.963.750/966.667.181/964.960.834.


Ementa:

Entradas: Diversas
Sopa: Creme de Legumes
Prato de Carne: Lombo de porco assado c/ batata assada, arroz e legumes
Sobremesas, bebidas e café
Preço: 12,5€


Exercício Corvo 2010

 

 

 

A actual crise económica e financeira mundial resulta numa crise social que gerou milhares de situações de desemprego a nível nacional, e nos casos mais graves provocou desalojados.

Existe pelo motivo supra-citado bem como por outros de natureza complexa, uma crescente comunidade de pessoas a viver nas ruas das grandes cidades do país (os sem abrigo).

A ANARPROCIV - Associação de Radioamadores em Proteção Civil, no âmbito de actuação da sua casa mãe a SUSF - Socorristas Unidos Sem Fronteiras - Associação de Proteção Civil, nomeadamente através do seu programa METRO112, desenvolvem em cooperação com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) acções com vista à assistência médica, alimentar, e logística (roupas e agasalhos) destas comunidades de seres humanos.

Neste sentido a ANARPROCIV lança aos radioamadores e radio-operadores portugueses um desafio, o de pela primeira vez participarem num exercício básico com um cenário real de proteção civil.

As baixas temperaturas que se fazem sentir, a exposição prolongada aos elementos da natureza, fizeram na passada semana quatro mortes só na Cidade de Lisboa, não só em pessoas sem abrigo como em idosos que vivem sozinhos e por isso privados de cuidados preventivos. Neste contexto lançamos o presente exercício verdadeiramente útil, que esperamos venha a proliferar e incentivar todas as associações e radioamadores, na prática frequente de acções de solidariedade no cumprimento do dever cívico.

PEDIMOS A TODOS QUE DIVULGUEM ESTE EXERCÍCIO QUE ESTA AGENDADO PARA O DIA 20-02-2010 AS 22H

SEGUE EM ANEXO O PROGRAMA DO EXERCÍCIO

 

DOWNLOAD

 


9º Encontro Lusófono

 

 

 


Activação do Castelo de S. João Baptista e do Pico das Cruzinhas

Paulo Melo - CU3CC e Mike Maciel - CU3HY vão no próximo Domingo, 21 de Fevereiro, activar o Castelo de São João Baptista e o Pico das Cruzinhas, na ilha Terceira, utilizando os indicativos CU3CC/p e CU3HY/p. A activação decorrerá entre as 15h00 UTC e as 18h00 UTC de Domingo.

Referências activas nesta dupla activação:
DMHP: AZ-001 - Castelo de São João Baptista - (Angra Heroísmo) (Terceira)
DMHP: AZ-077 - Pico das Cruzinhas - Monte Brasil (Terceira)
WCA: CT-00147 - Castelo de São João Baptista - (Angra Heroísmo) (Terceira)
WCA: CT-00425 - Pico das Cruzinhas - Monte Brasil (Terceira)


As confirmações QSL de CU3CC/p deverão ser obtidas via CU3CC e as confirmações QSL de CU3HY/p deverão ser obtidas via CU3HY, ambas via directa ou via bureau.


3º Exercício de Comunicações de Emergência

Após um mês desde o último exercício de Comunicações, vem novamente a Comissão Nacional SCERA, convocar todos os inscritos no SCERA, e todos os Radioamadores que se interessam por este tema que queiram participar no exercício que se irá realizar dia 20 de Fevereiro de 2010, pelas 15H00, desde Mafra.
Com este exercício desde Mafra a estrutura SCERA, começará a cumprir o que está estabelecido no PEERS-AML-CL, pretendendo se que todos os intervenientes fiquem com a ideia das suas dificuldades de emissão e de recepção, tendo como interesse o de obter conhecimento e registo das actuais condições de cobertura das comunicações entre concelhos e a estação SCERA Distrital, nas bandas de HF, e de VHF e UHF na Área Metropolitana de Lisboa.
Este Exercício servirá também para testar os contactos com toda a estrutura Nacional SCERA em HF em condições de emergência, com a utilização de meios de transmissão tanto em polarização vertical como em horizontal e também se houver condições em “nvis”.

Veja as Normas para o Exercício

NORMAS PARA O EXERCÍCIO

1º- É um exercício de comunicações rádio para efeitos de treino de rotina e para levantamento de um mapa a nível Nacional e Distrital com a cobertura do espectro para as bandas de HF, e de VHF/UHF na AMLisboa;

2º- É um exercício autónomo do SCERA;

3º- As frequências utilizadas serão em HF, as frequências utilizadas nos exercícios da Protecção Civil, que são 80M- 3.760 MHz; 40M-7.060Mhz; 10M-28,400Mhz, para contacto entre os concelhos a mais de 100Km e a estação Nacional SCERA, será feita uma chamada nos 7,060 MHz, para a AMLisboa a estação Distrital SCERA irá utilizar a frequência em VHF pré estabelecida para o Distrito de Lisboa 145,225 Mhz. Neste exercício iremos novamente utilizar o repetidor da Amoreira em UHF, para as estações que se encontrem nos concelhos fora da cidade de Lisboa, e para os concelhos de Vila Franca de Xira e Azambuja o repetidor de Montejunto de UHF.

4º- A estação primária do exercício é - CT1REP/P e estará localizada em Mafra, operacional nas bandas referidas;

5º- A estação CT1REP/P irá proceder à listagem de todas as estações do exercício, chamando em HF, 7,060 MHz por ordem alfabética os distritos, em VHF e UHF será por grupos e indicativos, por exemplo:
"CT1REP pronto para copiar estações inscritas no SCERA no distrito "X" , passando a chamar a estação "Y", agradecemos que sejam evitadas confusões com chamadas em simultâneo."

Em relação à Área Metropolitana de Lisboa, serão chamadas as estações inscritas no SCERA, pela mesma ordem alfabética de indicativos.
6º- O registo das estações será efectuado em qualquer das frequências, e uma só vez.

7º- Após estar terminada a listagem dos inscritos será dada oportunidade a todos aqueles que quiserem participar e não estejam inscritos de se inscreverem no exercício. Será então iniciada a segunda parte do exercício, ou seja, a chamada individual de cada uma das estações, que deverão responder com as seguintes informações:
--Indicativo;
--Condições RST de recepção;
--Frequência do Contacto;
--QTH da Estação; Localidade

Cada estação deverá elaborar um registo ou log.

8º- A estação CT1REP/P pode chamar qualquer estação quando entender oportuno ou coordenar o contacto entre estações para esclarecimento de dúvidas.

Por ser difícil prever o tempo de duração deste exercício, é da responsabilidade da estação Nacional SCERA --CT1REP/P-- iniciar, terminar e conduzir o exercício, aceitando sugestões ou alterações que se considerem úteis ao desenrolar deste exercício.


Activação do CPEP23 com o indicativo CR6FNA

O Departamento Radioescutismo da FNA (Escutismo adulto), lançou dois diplomas:

“Serras de Portugal”

“Centros e Parques Escutistas Portugueses”

Assim, informamos que vamos activar o Centro Nacional de Formação Ambiental de S. Jacinto no Próximo fim de semana.

Indicativo da estação: CR6FNA

Referência do centro: CPEP23 Centro Nacional de Formação Ambiental de S. Jacinto

Período: Das 17H00 de sábado 20-02-2010 às 15H00 de domingo 21-02-2010

Frequências mais prováveis:

3.740
7.090
14.290
145.500
144.300

Para mais informações sobre estas actividades, consultar os links a baixo:

Diploma “Serras de Portugal”
http://fna-departamento-radioescutismo.blogspot.com/2009/12/diploma-serras-de-portugal.html

Diploma “Centros e Parques Escutistas Portugueses”
http://fna-departamento-radioescutismo.blogspot.com/2010/02/diploma-centros-e-parques-escutistas.html

cr6fna@gmail.com


Activação do Arco da Memória

 

Jorge Santos - CT1FMX e Sérgio Pinheiro - CT2HQS vão estar no próximo dia 20 de Fevereiro (Sábado) activos desde o Arco da Memória, em Vidais, Caldas da Rainha.

Os indicativos a utilizar nesta actividade serão CT1FMX/p e CT2HQS/p.

Referências activas:

DMHP: LR-091 - Arco da Memória (Vidais/Caldas da Rainha)

WCA: CT-01005 - Arco da Memória (Vidais/Caldas da Rainha)


As confirmações QSL de CT1FMX/p deverão ser obtidas via CT1FMX e as confirmações QSL de CT2HQS/p deverão ser obtidas via CT2HQS, ambas via directa ou via bureau.

Para conhecer todas as informações sobre esta e outras actividades visite a página web do Oeste DX Gang no endereço http://www.cq0odx.clanteam.com

 

 


XVII Feira de Rádio da ARAL

 

 

A ARAL – Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria, vai organizar no dia 6 de Fevereiro de 2010, a sua XVII Feira de Rádio de equipamentos de radiocomunicações para radioamadores.

O evento decorrerá no Parque Municipal de Exposições na Marinha Grande entre as 10-13h e 14h30-18h.


O Parque Municipal de Exposições fica localizado em 39º45'4267N - 08º55'5673W.

Inscrições:
CT1ALP – (Leiritrónica Lda)
CT1DFJ – 962707912
CT2HQT - 916407266

Email: ct6arl@gmail.com

Entidades comerciais – 25€
Radioamadores –------- 20€
Associados ARAL ------ 10€

 


Activações DMHP (Serra de Montejunto)

 

Jorge Santos - CT1FMX e Nuno Lopes - CT2IRY vão no próximo fim-de-semana (9 e 10 de Janeiro) activar várias referências válidas para a placa D.M.H.P. na área da Serra de Montejunto.

As activações decorrerão nas faixas dos 20 e 40 metros, nos modos de CW, RTTY e SSB. Serão utilizados os indicativos CT1FMX/p e CT2IRY/p.

Referências a ser activadas Sábado (9 de Janeiro):

DMHP: LX-124 - Convento da Reforma
DPRN: FF-29 - Paisagem Protegida da Serra de Montejunto
DMHP: LX-127 - Ermida de São João Baptista
DPRN: FF-29 - Paisagem Protegida da Serra de Montejunto

Referências a ser activadas Domingo (10 de Janeiro):

DMHP: LX-125 - Convento Dominicano Nossa Senhora das Neves
DPRN: FF-29 - Paisagem Protegida da Serra de Montejunto
DMHP: LX-126 - Ermida Nossa Senhora das Neves
DPRN: FF-29 - Paisagem Protegida da Serra de Montejunto

As confirmações QSL de CT1FMX/P deverão ser obtidas via CT1FMX e as confirmações QSL de CT2IRY/P deverão ser obtidas via CT2IRY.

Poderão ainda mais radioamadores vir a incorporar esta equipa de radioamadores, que irá realizar esta série de activações.

 


Eventos ocorridos em 20042005, 2006, 2007, 2008 e 2009

 

 


Os artigos são da responsabilidade de quem os escreveu.
  Os restantes conteúdos de - © Radioamadores.net

 Página "Eventos de 2010" actualizada em:
| Home Page |