O Satélite Meteorológico Meteosat  Com nova frequência,  434.850 Mhz

    Porquê falar agora de um satélite que já está operativo à pelo menos 20 anos?

    A razão é simples, graças ao engenho do nosso colega CT1OQ, a sua recepção é bastante simples, basta para tal, sintonizar um receptor na frequência de 434.850 Mhz +/- 2 Khz (esta diferença deve-se às alterações de temperatura no cimo da Serra D'Aire) e lá está a "a carroça dos ciganos" (???), como ele tanto gosta de chamar.
     Afinal, todos os que convivem nestas lides com o nosso caro colega João Mascarenhas, CT1OQ,  reconhecem que, além de ser um excelente radioamador, é também um excelente padrinho! 

    O baptismo "A carroça dos ciganos", advém do facto do seu som sincopado fazer lembrar o tradicional barulho das carroças a passar.Já há muito poucas actualmente no nosso meio rural ribatejano, resta-nos as dos ciganos... 

Como receber o sinal do satélite?

    Como foi dito anteriormente, a frequência de recepção é nos 434.850 Mhz (nova frequência - Dezembro 2005)  o que pode parecer estranho, pois tal frequência é demasiado baixa para ser de uma emissão de satélite, e de facto não é uma emissão de satélite mas sim terrestre. O colega CT1OQ, construiu um receptor para os 1.694.5Mhz, frequência de enissão do METEOSAT e depois repetiu-o  nos 432.950Mhz , FM em banda estreita.

Foto de CT1BFO - Diamantino

E porquê? 

    Bem, como o conjunto receptor  não é de fácil construção (o colega CT1OQ diz que é fácil! pois construiu-o com sucata do Elias...) e para além do mais, necessita de uma antena parabólica como  nem todos os colegas têm um QTH que possibilite a sua montagem, o colega João Mascarenhas resolveu converter o sinal para a banda de UHF e assim todos os colegas interessados podem receber a meteorologia.

 Após várias semanas de testes no seu QTH, com as respectivas emissões de ATV em directo, através do repetidor das Fazendas de Almeirim, para que todos pudessem acompanhar o desenvolvimento  do protótipo,  o conjunto repetidor foi montado na Serra de Aire.
    Houve algum atraso em mais esta expedição à Serra, por indisposição do "burrito", felizmente lá se recompôs e tudo correu pelo melhor. 

    Actualmente o sinal de 434.850 Mhz com a potência de 1W,  é recebido num raio de +/-100Km, chegando facilmente a Lisboa, possibilitando assim a obtenção de excelente imagens meteorológicas a um conjunto alargado de radioamadores.

 

Colega CT1OQ, na Serra de Aire, junto às instalações onde está montado o equipamento de recepção, juntamente com outros repetidores, balizas etc, etc...

Foto de CT1BFO - Diamantino

Recepção na Serra de Aire - Parábola de 90cm, offset, com o fidorn de acordo com os cálculos existentes nos manuais de UHF para a frequência de 1.625Mhz. O sinal é pré-amplificado, logo à saída do Fidorn. 

 

 

Foto de CT1BFO - Diamantino

Unidade repetidora:

 

1º Bloco - Unidade de recepção da Farinom que converte os 1.625Mhz em 70Mhz..

 

2º Bloco - Painel de controlo, com indicação do valor do descriminador em micro volt's para ajuste da parábola.

 

3º Bloco - Receptor da GE para os 70Mhz.

 

4º Bloco - O sinal de baixa frequência é aplicado neste emissor de 434.850Mhz, FM com a potência de 1W.

 

    Como descodificar o sinal?

    Como já foi dito, a frequência de recepção do sinal que provém da Serra de Aire, é de em 434.850Mhz, FM,  banda estreita, depois o sinal de áudio é introduzido num computador com placa de som, com o software apropriado para a descodificação do mesmo.
    Existem vários programas que fazem esta função mas sem dúvida que é com JVCOM32,  que  obtêm melhores resultados.  Aqui teremos que agradecer ao colega CT1CHI, que está sempre atento ao melhor que existe nesta área, e descobriu que este era o melhor software para receber as imagens de excelente qualidade, a cores.

    O JVCOM32 com o respectivo "crake" está disponível neste site para download

    Brevemente, colocaremos nesta página, uma breve explicação de como configurar o  programa correctamente.


Mais informações sobre o satélite METEOSAT

   Por indicação do colega CT1OQ, compilamos um artigo da revista "NUOVA ELECTRONICA", edição portuguesa, com o título "Conheça o satélite METEOSAT" que publicamos neste site.       

Artigo - "Conheça o satélite METEOSAT"

    Site da Eumetsat, do consorcio que explora o METEOSAT.

http://www.eumetsat.de
 

Os artigos são da responsabilidade de quem os escreveu.
  Os restantes conteúdos de - © Radioamadores.net

 Página "O Satélite Meteorológico Meteosat" actualizada em: 16-12-2005
|Home Page |